Hoje é: Terça, 22 Jul 2014
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Sugestão para usar o programa sobre o Maculelê em sala de aula

Objetivos
Compreender, por meio do estudo do Maculelê, a importância das diversas manifestações culturais afro-brasileiras, bem como a  preservação de cada uma delas.
Conhecer as diversas influências da arte e da dança africana na cultura brasileira.

Conteúdos relacionados
- A escravidão no Brasil
- As expressões artísticas africanas
- A dança africana e sua influência na cultura brasileira
- As manifestações culturais afro-brasileiras

Material de referência
- Documentário sobre Maculelê, da Série Mestres e Griôs do Brasil
- Manual da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico – Conceitos de Paiva Netto e atividades de educadores da LBV, Editora Elevação, 2010.

Desenvolvimento de atividades

1ª Etapa
O educador mobiliza a turma para o estudo do Maculelê, manifestação cultural afro-brasileira, explorando as ideias que os alunos têm sobre o assunto, estimulando-os a trazer impressões artísticas, da linguagem, entre outros.
Apresente alternativas dinâmicas que possam envolver os alunos de forma ativa no processo de aprendizagem.

2ª Etapa
Para que o tema comece a ser sistematizado e apresentar significado para o educando, é necessário organizar as informações levantadas na primeira etapa, com pesquisas, e preparar os alunos para ampliar esse conhecimento. Assista com os alunos ao vídeo sobre Maculelê, da série Mestres e Griôs do Brasil, pedindo que registrem as principais informações apresentadas no vídeo. 

3ª Etapa
Após a exibição e o registro dos alunos faça uma mesa redonda para que cada um exponha o que mais o interessou e o que aprendeu com o vídeo. É uma maneira de socializar as informações adquiridas sobre o assunto, esclarecer as dúvidas (aproveite os hiperlinks em destaque no vídeo) e estimular os alunos a continuarem o estudo proposto. Por isso crie situações para que os alunos se sintam, sempre, envolvidos no processo de aprendizagem, integrando as várias habilidades dele.

4ª Etapa
Etapa importante em que é valorizada a produção do aluno sobre o assunto. As principais informações já foram apresentadas e é o momento de sistematizar o conhecimento que o aluno está adquirindo. Proponha então que a turma elabore e desenvolva uma Exposição Cultural, em que os alunos possam apresentar à escola e à comunidade a arte da cultura africana, por meio de desenhos abstratos (pintados geralmente no corpo dos participantes do Maculelê) e a dança da cultura africana, influência na formação e desenvolvimento da cultura brasileira.
Auxilie os alunos na preparação desse evento cultural de forma a estudarem os significados desses desenhos e da dança nas apresentações dessa manifestação cultural afro-brasileira (essas informações poderão ser observadas ao lado de cada objeto exposto).
Veja a possibilidade também de envolver a comunidade local, com suas histórias e o conhecimento a respeito da cultura africana, principalmente do Maculelê. 
 
5ª Etapa
Momento em que acontece a Exposição Cultural produzida pelos alunos. Para o educando é importante perceber a valorização de seu trabalho e empenho durante a preparação da atividade, elevando assim sua autoestima e seu envolvimento no processo de aprendizagem.

6ª Etapa
Momento de avaliar o que o aluno internalizou do conteúdo estudado, por meio das pesquisas, apresentações e no intercâmbio de conhecimento com a comunidade. Solicite aos alunos que registrem os principais momentos do desenvolvimento das atividades realizadas e as conquistas durante o processo de aprendizagem.

Saiba Mais - Bibliografia sugerida

- Uma história do Negro no Brasil, Wlamyra R. de Albuquerque e Walter Fraga Filho, 320 páginas. Centro de Estudos Afro-Orientais e Fundação Cultural Palmares, 2006.
- Literatura afro-brasileira, organização Forentina Souza e Maria Nazaré Lima, 220 páginas. Centro de Estudos Afro-Orientais e  Fundação Cultural Palmares, 2006.
- De olho na cultura: pontos de vista afro-brasileiros, Ana Lúcia Silva Souza [...], 126 páginas. Centro de Estudos Afro-Orientais e Fundação Cultural Palmares, 2005.

 
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